sábado, 8 de maio de 2010

Voltando a falar de música





E voltando a postar no blog. Não meus queridos, eu não vou deixar o blog parar, ainda que passe um bom tempo sem postar, neste caso duas semanas, o blog está sim na ativa. Pra contemplar vocês com mais um músico espetacular, e dando segmento as apresentações de grandes nomes do Jazz. Eu sinceramente espero que ao acompanhar o blog, de pra todos terem um bom conhecimento sobre jazz e enriquecer os conhecimentos musicais, inclusive espero ir sempre aumentando os meus conhecimentos e ampliando meus horizontes aqui no blog também, portanto vamos crescer juntos.

Desta vez escolhi falar sobre Pat Metheny, primeiro guitarrista a ser tratado aqui no blog. E com certeza será tratado de forma muito especial. O que mais me chama atenção no Pat, é a forma como ele toca a Bossa Nova. Não parece um americano tocando, mas um brasileiro cheio de swing e samba na veia. Além de, claro, uma técnica apuradíssima aliada a toda sua genialidade, somada ao seu sotaque genuinamente americano, puramente jazzístico.

Nasceu em 1954 no Kansas e desde muito novo já se mostrava um gênio. Com 15 anos já tocava com grandes nomes do jazz no Kansas, adquirindo experiência de banda muito jovem. Logo em seu primeiro álbum, o Bright Size Life (1976), Metheny recebeu muitos elogios da crítica. Ele que, já em seu primeiro álbum, "reinventara o som tradicional da guitarra de jazz" (segundo os críticos) continuou a redefinir o gênero utilizando novas tecnologias e refinando sempre a sua capacidade de improvisação no instrumento.

Durante a sua carreira, atuou com grandes nomes da música internacional como Steve Reich, Ornette Coleman, Herbie Hancock, Jim Hall, David Bowie, Chick Corea, Gary Burton, Milton Nascimento, Tom Jobim e muitos outros. Atuou também na área acadêmica como professor de música. Aos 18, foi o professor mais novo da história da universidade de Miami, e aos 19, tornou-se o mais jovem professor da história da universidade de Berkeley, recebendo o título de doutor honorário vinte anos mais tarde (1996).

Metheny foi um dos primeiros músicos a tratar o uso de sintetizadores com seriedade. Muito antes da tecnologia MIDI ( tecnologia de efeitos que é utilizada hoje em dia), Metheny usava um Synclavier como ferramenta de composição. Também teve participação na criação de vários tipos de guitarras diferentes como a acústica soprano, a guitarra de 42 cordas Pikasso, e uma variedade de instrumentos feitos sob sua encomenda.

Durante anos, Matheny ganhou uma infinidade de prêmios como "melhor guitarrista de jazz" e disco de ouro para os álbuns Still Life (Talking), Letter from Home e Secret Story. Ganhou também quinze prêmios Grammy Awards em várias categorias diferentes incluindo "Best Rock Instrumental", "Best Contemporary Jazz Recording", "Best Jazz Instrumental Solo", "Best Instrumental Composition". O Pat Metheny Group ganhou sete Grammies consecutivos em sete álbuns consecutivos. Metheny continua compondo e tocando muito com uma agenda de mais de duzentas viagens por ano desde 1974. Dedica seu tempo aos seus próprios projetos, a novos músicos e aos veteranos, acrescentando muita beleza e sofisticação em qualquer trabalho que participe.

Downloads:

Pat Metheny Group - Still Life (1987)
Pat Metheny Group - Imaginary Day (1997)
Pat Metheny - Bright Size Life (1976)
Pat Metheny, Gary Burton, Chick Corea, Roy Haynes e Dave Holland - Like Minds (1998)

PS: Todos os álbuns indicados são excelentes, mas o Like Minds é um dos meus álbuns de jazz favoritos, espero que gostem. Até a próxima e beijos a todos ;*

Um comentário:

  1. Dessa vez li tudo *0* Vou estudar o Like Minds só porque você indicou. Na verdade, não escuto Jazz XD Mas se o cara toca Bossa Nova mesmo, quero ouvir! x*

    ResponderExcluir