domingo, 1 de agosto de 2010

Ilha Translúcida

Estava eu jogando um MMO à noite, como tenho feito entre um concurso e outro, para relaxar, quando ouvi um programa de televisão, que meus pais assistiam, falando sobre lixo no mar. Estou naquela fase “legal” do mês para as mulheres, e ando beeem sensível (mais do que de costume), do tipo que não consegue pensar em “A Minha Alma” (do Rappa) sem ficar com os olhos cheios de lágrimas, então logo me vi toda comovida com o programa. Lembrei-me de umas fotos horríveis que recebi pelo e-mail uma vez, sobre tartarugas vítimas do lixo, e resolvi procurar mais sobre o assunto.

Achei a foto que falei, LOL xD

Foi aquela coisa, né... Quando a gente mexe com merda, corre o risco de não gostar da catinga. Fiquei passada com o fato de existir uma área correspondente ao dobro da dos Estados Unidos com acúmulo de lixo nos oceanos. As correntes, ali, apresentam movimento circular, que impedem que as águas sigam para qualquer outro lugar. Resultado: uma sopa plástica flutuante, de proporção continental, situada entre o Havaí e o Japão. 100 milhões de toneladas de lixo circulam na região. Pois é! Temos uma ilha de plástico no globo! Nosso primeiro continente artificial? E por ser translúcido e estar sob a água, não aparece em imagens de satélite. Imagine que legal, uma ilha “invisível”... Ótimo tema para um filme, pena que não é ficção.

Tá em inglês, foi mal!

Vocês chegaram a ver que, no acidente com o Air France, vôo 477, o lixo no mar, assim como o acúmulo de óleo na superfície, complicou as buscas pelos destroços do avião? O que foi apontado como parte da fuselagem, era apenas porcaria acumulada boiando no oceano, e o óleo encontrado foi atribuído a cargueiros. E tem mais: esses poluentes contêm e acumulam produtos tóxicos, como pesticidas e hidrocarbonetos, que são ingeridos por peixes e outros organismos marinhos e poderão ir parar em seu prato. Bom Apetit! E se pensar que as chances de isso acontecer são ínfimas, aviso: 20% da proteína animal ingerida por 1,5 bilhões de pessoas no mundo, vem dos oceanos (e mais 15% do que é ingerido por 4,5 bilhões de pessoas). É nossa principal via de transporte para o comércio mundial.


Tem-se investido tanto em conhecer o espaço... que se conhece melhor as superfícies de Marte e da Lua do que nossos oceanos. Mais naves foram enviadas para sondar os outros corpos celestes do que a maior porção da Terra. Não chega a ser esquisito pensar que os envolvidos na procura pelo Air France ficaram abismados ao encontrar lixo ao invés da carcaça? Todos sabemos que existe lixo no mar, mas imagine o que é procurar por um avião e um amontoado de descartes se parecer com ele!

Tem pouco mais de 20 anos que se descobriu que microorganismos marinhos produzias a maior parte do que respiramos em terra. As pessoas não apenas, em sua esmagadora maioria, desconhecem o problema do acúmulo de uma ilha de lixo no oceano, como os próprios estudiosos não têm recursos para um conhecimento pleno sobre a região do globo onde o problema se localiza, e seu funcionamento. E olha que a tal ilha está sambando entre duas de nossas grandes potências, centros de investimentos e de desenvolvimento de tecnologias.

Por último, imagino que todos já viram notícias sobre como o lixo afeta (negativamente) a vida marinha. Estima-se que ações antrópicas sejam responsáveis por ameaçar 10% das aves, 25% dos mamíferos, 25% dos anfíbios, 20% dos répteis, 35% dos peixes e 12,5% das plantas de extinção.

Bom, vim aqui correr o risco de dizer coisas que talvez já sejam bem conhecidas, mas também para poder perguntar ao final da mensagem: então, o que você fará a respeito?

~Far

4 comentários:

  1. Queee horror >.<
    Muito obrigado pelo post far
    enriquece demais o blog ^^

    vamos, comentem caraios ò.ó

    ResponderExcluir
  2. melhor post do blog, é muito triste pensar que essas coisas acontecem ç.ç

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post Far, mas entre as imagens isso é quase que insignificante, com relação à proporção do problema.
    Mas o que torna desagradavel nisso tudo é o fato da legislação brasileira e internacional ser tão branda com as indústrias e centros mercantis. Chega ser ilário.
    Estou no quinto período de Direito, e tentarei me especializar em Direito Ambiemtal (especificamente em defesa do meio ambiente vivo - fauna e flora), e do que já li pro meu TCC, o Brasil não possui legislação competente para os problemas desse cunho. Os órgãos públicos não possuem funcionários, multas deixam de ser aplicadas por status do réu, legislação do ano de 1930 (é sério!), dentre outros fatores que tornam o Brasil e outros países da américa latina "despreocupados" com esta sorte de desumanidade.

    FIco feliz por existir pessoas como a Far, (também sou fão do Animaregia!!! Meu "desistress")e que possuem conhecimento para refletir sobre a humanidade.

    Desabafo: é nesses momentos que penso que a humanidade foi um erro no desenvolvimento biologico natural. E dizem sermos racíonais.

    ResponderExcluir