domingo, 27 de setembro de 2009

Balanço da 26º rodada

Uma rodada com certeza marcada por muitas emoções. O palmeiras jogou como campeão, ou seja, mal mas conseguiu o resultado, e agora está ainda mais isolado na liderança. São Paulo e Corinthians protagonizaram um jogaço que terminou 1 a 1. O meu Vitória deu show no Engenhão e acabou complicando ainda mais a situação do botafogo, enquanto o Atlético Mineiro e o Goiás confirmaram de vez que estão fortes e brigando pelo título. Mas pra mim o que mais marcou nesta rodada foram os erros de arbitragem absurdos. Vejo em algumas comunidades do orkut, em rodas de discussão em botecos ou até aqui em casa mesmo, as pessoas falarem disso como algo "normal", ou que "é assim mesmo e não adianta nada reclamar". Eu acho isso o mais completo absurdo. A equipe de arbitragem está lá para manter a ordem no espetáculo e fazer com que tudo ocorra dentro dos conformes, e não para beneficiar ou prejudicar os times. Após ser beneficiado várias vezes, ouvi de um torcedor palmeirense, que o seu time do coração está tendo "sorte" com a arbitragem. Então quer dizer que o considerado como melhor campeonato nacional do mundo, será decidido apenas com "sorte" em relação a arbitragem? Não sei vocês, mas pra mim isso soa como o mais completo absurdo. Fico indignado quando o meu time é prejudicado pela arbitragem, como aconteceu algumas vezes durante este campeonato, e também quando ocorrem erros grotescos em jogos envolvendo outros times, como no jogo do Ceará contra o Paraná na série B, em que o atacante do clube paranaense fez uma jogada mais parecida com vôlei ao dar uma "cortada" na bola e ter o gol validado. Agora vou falar dos jogos que vi e dar um panorama geral sobre a rodada.

Botafogo 1 vs 3 Vitória

Começar falando de coisa boa, pra mim, é claro. O clube carioca agora a 11 rodadas sem vencer, vê a sua permanência na série A cada vez mais ameaçada. O Botafogo até que começou bem, com rápidas triangulações no ataque envolvendo o Vitor Simões, Lúcio Flávio e o Jônatas, mas não conseguiu transformar estas oportunidades em gols por pura incompetência, visto que a defesa do Vitória ia muito mal até o momento. Então de maneira muito inteligente, Vagner Mancini mudou o panorama do jogo ao adiantar a marcação e passar Apodi e Leandro para as alas. Deste momento em diante, o Botafogo já não chegava ao ataque com perigo, e sofria contra ataques mortais que geralmente saiam dos pés do Leandro Domingues, e um destes resultou no primeiro gol do Vitória, em que Leandro chutou a bola e Juninho desviou contra a sua própria meta. O segundo tempo veio e com ele um domínio maior ainda do Vitória. Chances eram desperdiçadas praticamente o tempo inteiro, e eu comecei a ter medo daquele velho ditado que diz "quem não faz, toma". Mas felizmente a noite não era do Botafogo, e Leandro Domingues conseguiu após desperdiçar algumas boas chances, acertar o pé e marcar o segundo gol. Gláucio entrou no lugar de Neto Berola pra marcar um verdadeiro gol de placa. Se livrou de dois marcadores e bateu no angulo, fazendo três a zero para o Leão da Barra. No finalzinho, Laio descontou mas aí já não adiantava mais nada. O vitória se consolida de vez na disputa por uma vaga na libertadores, ficando a cinco pontos do G4. Já o Botafogo permanece com 25 pontos dentro da zona de degola. Será que o Vitória finalmente conseguirá emplacar para disputar a ponta de cima da tabela? Será que o Botafogo continuará a ter um péssimo rendimento e cairá? Respostas a serem respondidas na próxima rodada.

São Paulo 1 x 1 Corinthians

Um verdadeiro clássico, jogão de bola, e que foi completamente lambançado pela arbitragem, para minha tristeza. Por isso que eu fico tão chateado com os erros de arbitragem no campeonato e não consigo ficar calado. Como pode um jogo tão bonito de se ver como esse ser prejudicado pela incompetência dos árbitros? Se tem gente que consegue aceitar isso normalmente, eu não consigo. Fiquei muito feliz com a atuação de Ronaldo, que voltou a marcar após algumas rodadas parado. O nome realmente faz diferença. Dava pra ver na face do André Dias o quanto ele estava assustado na presença do maior artilheiro de todas as copas e deu uma tremenda "pixotada" que resultou no gol do time do Parque São Jorge. O resultado até então não era justo, pois o São Paulo jogava bem melhor. Como me alegra ver o Hernanes jogando o fino da bola novamente, só que neste jogo ele abusou de finalizar mal. Veio o segundo tempo e algumas alterações, que tornaram o jogo ainda melhor para o São Paulo, que passou a jogar em velocidade pra cima da defesa não tão veloz do Corinthians, mas foi um lance de bola parada que originou o gol de Washington, infelizmente em completo impedimento. Se serve de consolo, Marlos sofreu um pênalti do Marcelo Mattos que não foi marcado, então um erro compensa o outro (meu Deus, não acredito que estou escrevendo isso) e de forma geral, o placar foi até justo. Jogão de bola que com certeza valeu a pena ser assistido.

Não assisti aos outros jogos da rodada, mas vi alguns lances e vi que o Cruzeiro que foi prejudicado na rodada passada, desta vez foi ajudado pela arbitragem, já que o gol da vitória marcado por Gilberto foi irregular, visto que o lateral estava completamente impedido. Vi também que Flamengo e Internacional mais parecia pólo aquático, então nada mais justo que um 0 a 0. Goiás e Atlético pra quem ainda não acreditava, estão de vez na briga pelo título e G4 junto com o Vitória que vem embalado. Bom, os demais resultados da rodada foram:

Barueri 0 x 1 Cruzeiro
Palmeiras 2 x 1 Atlético Paranaense
São Paulo 1 x 1 Corinthians
Coritiba 2 x 0 Náutico
Goiás 2 x 1 Grêmio
Fluminense 3 x 2 Avaí
Internacional 0 x 0 Flamengo
Atlético Mineiro 3 x 1 Santos
Botafogo 1 x 3 Vitória
Sport 2 x 1 Santo André

Até a próxima rodada e boa semana para todos ;*

Um comentário: