domingo, 27 de setembro de 2009

O que fazer no domingo?


Ah, o domingo... Dia normalmente chato em que ao invés de pensarmos em aproveitar bem os últimos momentos que restam de descanso, ficamos é preocupado com a segunda feira e com a semana cheia de correria que está por vir. Portanto pra tentar fazer o Domingo de todos um pouco mais agradável e prazeroso, trago aqui material sobre outro jazzista fora de série: Art Tatum. Por favor, não pensem que o blog tratará apenas de pianistas de Jazz, muito pelo contrário. Uma equipe está sendo formada para que os mais variados assuntos sejam tratados aqui, mas por enquanto quero apresentar alguns dos ícones do Jazz que não são muito conhecidos, e que por alguma coincidência são... Pianistas. Em breve trarei aqui saxofonistas como John Coltrane, Charlie Parker, baixistas como Ron Carter, e outros músicos que também tiveram muita importância e entraram para a história do Jazz e da música de forma geral. Mas hoje, vamos conhecer o Art.
Tatum nasceu na cidade de Toledo no Ohio em 13 de outubro de 1910, e faleceu em Los Angeles, na Califórnia, em 5 de novembro de 1956. Tatum, como quase todos os gênios, viveu muito pouco. Porém nos deixou um legado muito valioso, e influenciou toda uma geração de jazzistas como Herbie Hancock, John Coltrane, Oscar Peterson e muitos outros.
Tatum tinha um estilo muito próprio de tocar piano, onde esbanjava virtuosismo em alguns momentos, e sentimentos em outros. Tudo acompanhado de uma técnica exuberante em composições extremamente complexas. Tatum junto com outros pianistas como Fats Waller e Earl Hines, buscaram afastar o piano jazzístico do stride e do ragtime.
Agora alguns materiais para que vocês possam curtir jazz da mais alta qualidade:

Os vídeos podem ser vistos aqui e aqui
E os cds baixados aqui e aqui.

Espero que gostem
Bom domingo a todos
beijos ;*

5 comentários:

  1. ai, neeh?? morreu maiores do cedo D=
    waa~~.. jazz eh tudo de bom *-*~~
    mas naum sou mto das conhecedoras naum XD
    nem conhecia ele ^^
    mto loko =D

    s2~~ bii

    ResponderExcluir
  2. Legal! =]


    Agora, Gabi, uma dica, quando você for falor sobre um cantor e citar determinados gêneros ou estilos, como você fez nesse (stride,ragtime), sugiro que coloque um link redirecionando para a explicação deles, assim a gente pode entender sobre o que se tratam, senão o seu blog acabará ficando pra um público especializado, já conhecedor do assunto, e não leigos que querem dicas. ^^

    Boa sorte! :**

    ResponderExcluir
  3. entuam...Gostei do cara. pEna que ele é mais um que naum teve o q mereceu...

    só reconhecido por algumas pessoas dps de sua morte...=/

    bom eh isso...antes que me esqueca...*Belo tópico*

    ResponderExcluir
  4. Esse Tatum é bom.
    Curto muito jazz, mas nunca procurei me aprofundar. Irei usar o blog como referência. Então, tratem de botar artistas tão bom quanto esse ou melhor.

    ResponderExcluir