sábado, 3 de outubro de 2009

Breath


Pra quem pensava que eu ia escrever somente sobre pianistas, venho agora apresentar a vocês um saxofonista que é considerado como um dos maiores compositores do gênero de todos os tempos, além de ser considerado também o melhor sax tenor do Jazz, John Coltrane. Nasceu na cidade de Hamlet na Carolina do Norte no dia 23 de Setembro de 1923 e faleceu no dia 17 de Julho de 1967.
Coltrane influenciou toda uma geração de música, e ultrapassa os limites do jazz, tendo forte influência no Rock e até na música erudita.
Coltrane começou a sua carreira musical em 1945 quando entrou para a marinha dos Estados Unidos, e tocava clarinete. Sua primeira gravação foi com um quarteto de marinheiros, em 1946, onde gravou a música "Hot House" do compositor Tadd Dameron. Para a sorte de todos, Coltrane não chegou a entrar em combate, e quando voltou da marinha começou a tocar em alguns bares e clubes ao redor da Filadélfia. Talvez o momento mais importante para a sua carreira, foi quando entrou para a "King Kolax Band" com o saxofonista Charlie Parker, que em breve terá destaque aqui no blog. Foi nesta banda que Coltrane resolveu trocar o sax alto pelo sax tenor, visto que Parker já tocava sax alto e havia "esgotado" as possibilidades do instrumento. O sax alto é um instrumento que emite notas mais agudas, enquanto o tenor trabalha na região média, e foi neste tipo de sax que Coltrane ganhou destaque.
Em 1957 fez a sua primeira gravação como líder, e a partir daí passou a se consolidar como um dos maiores nomes do jazz da história.
Entre os seus discos lançados, "A love supreme" é considerado sua obra prima, e é uma ode à sua fé no amor e em Deus. Este interesse espiritual iria caracterizar bastante a obra de Coltrane a partir de então, como pode ser visto em seus álbuns posteriores. Uma curiosidade sobre este disco, é que o quarto movimento "Psalm" é um arranjo feito para um poema escrito por ele para Deus que foi impresso no álbum. Coltrane toca quase exatamente cada nota para cada sílaba do poema, baseando suas frases nas palavras. O curioso é que "A love Supreme" foi tocado uma única vez ao vivo em 1965 em um show na França. Sua música já havia evoluído bastante e houve um contraste interessante entre a performance no show e o original.
Coltrane foi sem dúvida um dos maiores jazzistas de todos os tempos, e sua influencia começou durante a sua vida, e se estendeu ainda mais após a sua morte (faleceu de câncer no fígado). Em 1965, ele entrou para o Down Beat Jazz Hall of Fame, e foi postumamente premiado com o Grammy Lifetime Achievement Award em 1992. Coltrane foi até considerado santo pela Igreja Ortodoxa Africana Saint John Coltrane, uma igreja ortodoxa africana em São Francisco, nos EUA.
Agora para que vocês conheçam a obra do artista, vocês podem ver vídeos dele aqui e aqui, e baixar discos aqui, aqui e aqui.

Espero que gostem do Coltrane, eu particulamente acho sensacional tudo relacionado a ele. O post acabou saindo pequeno, estou com sono e viajo de manhã cedo. Boa noite a todos, e muito jazz.

Beijos ;*

2 comentários:

  1. John Coltrane também é rock'n'roll.
    Velvet Undeground e Byrds sabem disso. E por tabela, fãs de rock dos anos 80 e 90 também sabem mesmo que não saibam.

    ResponderExcluir
  2. baixrei.

    Falei que ia ler e postar =*

    By: Vinícius Cueca

    ResponderExcluir