quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Milhões de filhos de Roberto Marinho


"Pedrinho é nascido em Pato Branco. Desde os 4 anos Pedrinho ouve a chamada dos comerciais da Globo bradar "Corinthians vai à Salvador em busca da vitória" ou "São Paulo encara mais um desafio neste campeonato, Goiás x São Paulo ao vivo".

Ele não percebe mas vê em torno de 60 jogos de clubes de São Paulo e Rio por ano, muito menos do que vê os clubes do seu estado, o Coritiba e o Atlético-PR, times que ele vê no máximo 5 vezes por ano quando enfrentam clubes paulistas ou cariocas.

Pedrinho não sabe mas quando os clubes paulistas visitam o Estádio Olímpico ou o Mineirão a rede Globo coloca microfones na torcida dos clubes paulistas o que dá a sensação de onipotência desses clubes.

Todos os dias Pedrinho rivaliza com seus amigos no colégio comentando sobre o jogão do Palmeiras contra o Galo mineiro, do jogaço envolvendo o Corinthians e o Internacional, do partidão entre São Paulo e Vitória porque os programas esportivos que passam na televisão só falam deles. Pedrinho vê 5 minutos de matéria sobre o Flamengo no Globo Esporte e 38 segundos de matéria sobre o Goiás e aprende que mesmo o Flamengo tendo apenas glórias do passado é um clube enorme e todos os que não são do eixo Rio-São Paulo são ínfimos e insignificantes.

Pedrinho viu em torno de 800 jogos envolvendo clubes paulistas e cariocas ao longo dos seus 17 anos, Pedrinho nunca foi a um estádio e não respeita os clubes que representam o seu estado, Pedrinho sequer tem uma camisa oficial do clube do seu coração e não sabe o que é realmente ser torcedor, Pedrinho faz o que a Rede Globo ensina.

Pedrinho é uma vítima da caixa preta chamada televisão, um ser sem identidade."

Infelizmente não posso dar os créditos ao autor deste texto, pois extrai de um local que não citava fonte. Mas foi com vários desses "Pedrinhos" que eu encontrei ontem, quando fui ao Barradão para assistir Vitória x Flamengo. Vou começar falando logo do jogo, e por sinal, que jogo. Como bem dito pelo blogueiro Fábio Monteiro, ontem tivemos um duelo entre os únicos meio campistas atuantes no futebol nacional que são de fato, meias. Me perdoem Conca, Diego Souza, Leandro Domingues, D'Alessandro e os muitos outros bons armadores do campeonato nacional, mas todos estão aquém do que eu chamo de craque, maestro, e muitos outros adjetivos que só cabem, mesmo com idade avançada, a Ramon e Petkovic. Esses dois, juntamente com Zé Roberto, Roger, Fábio Ferreira e alguns outros jogadores, fizeram o que há de melhor para ser assistido e apreciado, foi um excelente jogo com aquilo que todo torcedor mais gosta de ver: GOL. Cinco gols logo no primeiro tempo, o Flamengo veio jogar em busca da vitória, e o Vitória querendo mais do que isso, manter a sua seqüência de bons resultados dentro de casa, e mostrar quem é o Leão. Denis Marques abriu o placar para o flamengo, em uma bola que desviou na zaga e enganou o goleiro Gléguer. Logo em seguida Roger, ao receber um lançamento perfeito de um escanteio cobrado por Ramon, cabeceou para o fundo das redes empatando o jogo. Petkovic se aproveitou do mal posicionamento da barreira do vitória para colocar o Flamengo novamente na frente, e então, logo em seguida Ramon, com uma cobrança linda e perfeita (que eu pude ver de um ângulo privilegiado atrás do gol) empatou o jogo novamente, e minutos depois foi servido por Gláucio para colocar o Vitória pela primeira vez no jogo na frente do placar. Escrevi tudo seguidamente, pois pra mim que estava lá, a impressão era de que os gols saiam mesmo por minuto. Volto a recomendar a vocês que vão aos estádios acompanhar o time que vocês amam, é algo realmente fora de série. Veio o segundo tempo, e o Vitória, devido a algumas substituições mal feitas, abriu mão do ataque e tentou segurar o resultado, mas com uma boa jogada de Zé Roberto e Juan, o "Zidane Negro" segundo meu amigo Eduardo empatou o jogo. Resultado até justo pela luta que o Flamengo teve em campo, e pelo bom futebol apresentado pelas duas equipes. Mas também foi um resultado ruim para as duas equipes, que ainda querem lutar por uma vaga na taça Libertadores da América.
Meu comentário sobre o jogo foi breve, pois o que eu queria mesmo é falar de outra coisa: Torcida. É lamentável pra mim ver o quanto Roberto Marinho tem filhos aqui na Bahia, não só ele como todos os grandes nomes da mídia nacional. E muitos destes filhos compareceram ao estádio ontem, para receberem uma alcunha nada agradável de "tabaréis". O tabaréu é um adjetivo dado a pessoas com pouco grau de instrução e que são facilmente influenciáveis por qualquer veículo de comunicação. Como vocês podem perceber no texto que coloquei acima, é um adjetivo que se encaixa perfeitamente a estas pessoas, que nasceram aqui, mas torcem para o Flamengo ou qualquer time do eixo Rio - São Paulo. Vou colar aqui alguns comentários de cariocas sobre o jogo de ontem, que coletei em uma comunidade do orkut.

O PROBLEMA DE IR JOGAR NESSAS TERRAS SUBDESENVOLVIDAS (o NORDESTE inteiro) eh a roubalheira que come solto.

Bando de subdesenvolvidos, esfomeados. Eu vi no final, na BAND o gandula safado dizendo que rouba mesmo.

E ai, vai ficar por isso ? a CBF tem pena dessas federações do NORDESTE. Se fosse tratar da forma certa, os mortos de fome morreriam mesmo.


valeu MENGAO, levamos um pouco de CIVILIZACAO praqueles silvícolas PREGUICOSOS !!!!!!!!

AVANTE MENGAOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"


E fora vários outros comentários que eu sempre vejo por ai, mas prefiro não citar. Tudo o que me vem a cabeça neste momento, é como é que eu posso torcer pra um time de lá, cujos representantes (a torcida representa mais um clube do que os jogadores, pois os jogadores se transferem de clube várias vezes, e torcedor acompanha o time pela vida inteira) falam isso da minha terra? É algo simplesmente inconcebível pra mim. Será que é uma mera questão de "bairrismo"? Ou seria de orgulho próprio? Eles pregam que cada um torce pelo time que quer, mas por que será que eu não vejo paulistas torcendo pelo treze da Paraíba? Ou brasileiros torcerem pela seleção de Burkina Faso? Muitos já devem estar pensando "ah, com seleção é diferente". E eu concordo, é muito diferente mesmo, pois antes de ser brasileiro, eu sou primeiramente santo amarense, e conseqüentemente baiano e orgulhosamente nordestino. Um clube não representa só os seus torcedores, representa também um local, representa uma massa de torcedores apaixonados, tanto que muitos comentaristas falam, até para o contragosto de alguns torcedores "Vitória da Bahia" (lembrando que o contragosto é meramente uma questão de rivalidade). Tomem como exemplo o estádio do Rio Grande do Sul, que não tem apelo da mídia como Rio de Janeiro e São Paulo, mas tem uma população consciente, que torce somente para os times de lá. O resultado disso todos já conhecem, o Internacional, para o delírio do meu amigo Cristiano é campeão de todos os campeonatos que podem ser vencidos, e o Grêmio da minha amiga Vanessa também tem muitos títulos nacionais e internacionais. Aí que vem a grande questão: Se a massa de flamenguistas que foram ontem ao estádio, fossem torcedores do Vitória ou Bahia, será que os mesmos não poderiam ter tanto sucesso nacional e internacional como Internacional e Grêmio? Fica ai pra vocês refletirem.
Já ia me esquecendo, divulguei o placar do jogo, e me esqueci do placar entre as torcidas. Apesar da grande quantidade de flamenguistas, a torcida do Vitória, é claro, compareceu em um número muito maior, com muitos mais ritmo e harmonia, com uma bateria "virada no setenta" e com dois puxadores maravilhosos, portanto o resultado não podia ser outro: Mil a zero. Tudo começou com um grande arrastão em volta do Barradão, antes de chegar ao local que é de praxe. Quando o jogo começou, só ouvimos gritos da torcida adversária nos momentos de gol, ou seja, apenas três vezes em todo o jogo. Enquanto a nossa torcida cantou, apoiou e vibrou o jogo inteiro. Que orgulho eu tenho de ser Vitória, que orgulho eu tenho de ser baiano. Só para constar, pretendo ir ainda este ano a pelo menos mais cinco jogos do Vitória. E os flamenguistas baianos vão ver o seu time do coração quando mesmo? Eu vou ver o meu time de perto ainda muitas vezes este ano. E vocês? Só lamento


Tenham uma boa noite
beijos ;*

19 comentários:

  1. Falou tudo, cara... Eu não acrescento nem tiro mais nada do teu post...

    O pior de tudo é tu ver essas pessoas se sentindo ofendidas e te chamando de bairrista quando tu fala para elas torcerem para os times de suas respectivas terras, dar apoio à sua região... E não para quem a mídia quer que tu torça...

    Muitos usam a desculpa de que os times de onde moram não disputam títulos... Bem, talvez disputassem se a torcida apoiasse e acreditasse mais no time, né?

    Como já foi falado, é muito melhor ver os jogos ao vivo, o jogador agradecer VOCÊ pelos gols feitos... Fazer parte da torcida, das festas, dos barulhos... E conseguir até mesmo abafar os sons dos microfones direcionados à certas torcidas. Mostrar que a nossa torcida pode ser melhor que a torcida claramente beneficiada pela imprensa.

    Temos muitos cãezinhos da mídia, infelizmente... Inclusive gente que os critica, mas é manipulado e torce para quem eles querem... O teu exemplo foi perfeito, eles falam "O Corinthians vai até Recife para mais um desafio no Brasileirão", como se eles fossem os mocinhos, os heróis.

    É triste ver um estádio lotado de gente que foi lá para ver o Flamengo, e não para ver o seu time vencer o Flamengo.

    E me tiram pra bairrista quando eu falo que neste ponto o RS é um time, que as torcidas apoiam os seus times.

    Enfim... Espero que um dia isso mude.

    Abraço!

    OBS: Pra quem não sabe, sou o Cristiano citado no post! ;P

    ResponderExcluir
  2. velho, pode falar de qualquer estado do nortes, MENOS da bahia e de pernambuco claro. a massa aqui é completamente FISSURADA pelos times locais. eu torço pro palmeiras? SIM, com orgulho e desde de pequeninho. mas fui ver o santa cruz jogar a copa pernambuco e ganhar de 6x1 de um clube safado, e vou la da meus 15 reais por mes por ser socio. e pago a bagatela de 2 reais pra assistir um jogo no arruda. meu time tava na serie D e tinha a SEGUNDA maior media de publico do brasil :D

    e so pra constar, palmeiras campeao esse ano :P

    ResponderExcluir
  3. Jônatas, eu falo MAIS AINDA dos baianos e pernambucanos, que TEM POR QUEM TORCER, e ainda se deixam manipular. Mas que coisa rapaz xD. Muitos dos que eu vi ontem, até então eram "flamengo e vitória". Ontem estavam todos lá na flamor e não sei que mais lá torcida. Palmeiras e Santa Cruz voce torce pra quem mesmo?

    ResponderExcluir
  4. MISTOS MERECEM MORRER TORTURADOS EM UMA FOGUEIRA

    MANIPULADOS PELA MÍDIA !

    ResponderExcluir
  5. o q eu posso dizer?

    esse é o GABI.. um cara foda q é foda por ser esse cara simples.. q ama o seu time ... e a sua mineira.... xD


    eu sou santista.. mais porra nasci em santos e sou influenciado pela cidade n pela midia... pois era santista antes mesmo de saber o q era televisão direito xDDD (obrigado pai por isso xD)


    rsrsrs


    eh mta putaria o q a Globo e a geração de Globais fazem com o futebol ultimamente... (ou desde semprer talvez...) eu acho repugnante... essa parada do microfones então.. aposto q na tv .. só deu torcida do flamengo... eu n vi esse jogo (estava secando o corinthians na casa do sogro corinthiano nesse momento xD) mais n duvido nada.... no maracana só deu corintiano gritando... num jogo com mando do fluminense....


    chega a ser ridiculo essa geração fazer esse tipo de coisa... eu fico indignado com isso... me revolta mto... saber q mto nego n torce por akilo q deveria (sim deveria porra)... torcer...



    mais .. infelismente essa é a vida.. ser influenciado por algo que quer q sejamos burros.....


    graças a Deus estou livre da influencia da globo e da midia em questão de esportes... pois n troco meu santos por nada... se n vivo no estádio n eh por falta de vontade e sim verba... afinal 20 mango por semana eh foda pra mim xD

    mais to sempre com um radinho... procurando o resultado e torcendo pelo meu time... mais por ser o time do meu coração... e sempre q posso ta la gritando por ele....



    Gabi.. mais um post q representou meu baianinho predileto xD parabens feio xD :****

    ResponderExcluir
  6. O comentário do flamenguista dizendo que "finalmente eles levaram um pouco de civilização para o nordeste" me impressionou. Eu, como bom tricolor carioca que sou (que, independente da fase negra que vive, possui uma história considerável), só posso rir disso.

    Como considerar "civilizatória" uma torcida como a do Flamengo?

    Enfim, não estou aqui para trazer guerra ao campo de comentários. Mesmo sendo do Eixo do Mal, sou bem capaz de admitir a superexposição ridícula que os times daqui (principalmente Corinthians e Flamengo) têm.

    ResponderExcluir
  7. A propósito, Conca, Diego Souza, D'ale > Pet atual.

    O Pet de 4 anos atrás, tudo bem, o cara era quase um Deus do Futebol. Mas hoje?

    Menos, bem menos ;D

    ResponderExcluir
  8. Concordo, principalmente com a parte que aconselha os torcedores irem assistir no estadio sempre que puderem.

    Essa questão de ajudar o seu time ou time de sua cidade/estado é relativa, depende de varios fatores. Alguem pode gostar de futebol e de algum time, mas ser contra gastar seu dinheiro nisso, ou pode pensar que os times da sua região não tem solução, pela mafia que comanda, ou pode gostar de clubes de outros estado por origem, influencia de familiares etc.

    ResponderExcluir
  9. num duelo direto torço pro meu verdão obvio u.u

    sorry, mas é ocmo eu falei, paixão não se explica xD e eu não fui influenciado pela midia, e sim por amigos paulistas D:

    ResponderExcluir
  10. Miguel, talvez eu não tenha sido muito claro no meu texto, peço desculpas por isso. O que eu quis dizer, é em relação ao estilo de jogo. Claro que todos os acima citados, vivem uma fase melhor que a de Pet e Ramon, mas em relação ao estilo de jogo, o dos dois é muito, mas muito superior.

    ResponderExcluir
  11. AS VERGONHAS DO NORDESTE!

    São tão burros que permitem q a torcida do clube que "amam" os destrete...os chame de burros..ignorates...mortos de fome..

    Qdo são chamados de "TABAREU" se sentem ofendidos!

    Vc sao piores que isso
    SAO A VERGONHA DA REGIÃO DE VCS!

    ResponderExcluir
  12. Sem problemas, é igual aos Politicos Brasileiros que dizem que vão resolver os Problemas dos Brasileiros e quando se elegem corre com ganancia para encher os bolsos de Dolares e não dividem com ninguem rsrsrsrs São assim os Dirigente Esportivos dos outros Estados que não são do eixo Rio / São Paulo. Em relação ao Futebol esse dirigentes Esportivos / Empresarios dos locais menos Favorecidos aceitam tudo que a Globo manda (Sem necessidades)Já aos Torcedores: Tudo é farinha do mesmo saco, tanro faz lá como cá rsrsrsrssr

    ResponderExcluir
  13. Texto perfeito kra... não mudaria nada, eh uma pena mtos não perceberem isso. Eu espero profundamente, que num futuro não mto distante isso mude.
    Eu, como torcedor do Vitória, respeito infinitamente mais as torcida do Bahia que torcedores de times do eixo.

    Vitoriaa!!

    ResponderExcluir
  14. Gabi, como disse Belchior em uma das suas belas canções:" não ninguém me impediu de ser feliz, nunca jamais bateu a porta em meu nariz, ninguém é gente, nordeste é uma ficção, nordeste nunca houve..." assim somos vistos, mas não devemos ignorá-los, somos humanos, demasiadamente humanos, abraço.

    ResponderExcluir
  15. Não devemos ignora-los, mas não significa que devemos apoia-los, em detrimento do que temos na nossa terra, não é verdade?

    ResponderExcluir
  16. Sem Palavras Gabi... Ótimo texto... em todos os sentidos.... e ainda existem alguns que defendem...

    Parabens... depois desse texto.. passei a seguir o seu blog...

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. A culpa é do torcedor híbrido, é a indecisão deles que move essa picaretagem.
    Acho uma tremenda filha da putice essa história de torcer para dois times, um para o da sua região e outro de grande porte nacional. Ou é um ou outro, só assim teriamos o panorama real do quem torce "de coração"(como dizem por aí)para quem.
    Agora atribuir toda uma celeuma da fatos à manipulação da mídia, é se orgulhar da própria ignorância. É fechar os olhos para vários outros problemas, para seguir a boiada e adotar o cliché da conspiração.
    Primeiro, que manipulação é uma palavra carregada demais para essa situação, o que é acontece é uma influência, de fato, que não é mistério para maioria das pessoas, logo, a palavra "manipulação" soa alegórica, folclórica.
    São valores que estão construídos lá atrás,da época dos pais dos atuais torcedores que torciam para dois times, e a midia televisiva, apenas se aproveita dessa "taboroisse" para continuar com seus lucros em PG.Ela não tem interesse em mudar,ora se não for pressionada de alguma forma a fazer isso.E nem tem obrigação, é uma empresa compromissada com o lucro e o entretenimento, fornece informação de acordo com a demanda/interesse, simples não? O papel educativo fica por conta de uma parte especifica ali e aqui.Cabe o senso crítico (algo que se ganha com boa educação) selecionar o conteúdo que deseja.
    Um dos problemas está na REGIÃO, se um campeonato estadual for fraco, dificilmente irá emplacar bons times "do coração", afinal todos querem manter uma esperença de progresso, ficar feliz com o seu time dando "raça", para tomar sua cachacinha no bar da esquina.
    Mas qual a esperança que um time do Bahia dá? Logo o menininho,o guri da geração BEN 10, tendo um pai que torce para o Bahia e para o Corinthians, um time com "estrelas", com o passar do tempo sentirá mais emoção com a segunda opção, obvio.(Exemplificando um dos fatores mais comuns)
    Destaquemos aí que sempre temos uma parte da grade esportiva, um espacinho para programação dos times regionais, convenhamos que o leque limitado de opções,traz prejuízos com o grau de identificação dos pequeninos torcedores em relação aos times do eixo Rio-São Paulo.
    E a preocupação com os investimentos com times de pequeno porte? Só acabando com essa limitação, trazendo mais competividade a região, que de fato irá estimular algum tipo de torcida digna.E os torcedores tem que cobrar mais e mais, e não ficar com essa história de segunda opção, "o time que torço em SP" e etc, e seguir a posição cômoda de deixar o seu time estadual em mal momento de lado para curtir a sua opção extra em momento mais favorecido.
    Espero que essa geração tenha o poder de adaptar esses valores para nossa época,se livrar da herança maldita dos "dois times", fazer os olhos da mídia se voltar para os campeonatos nordestinos ou qualquer outro menos destacada, despertar o interesse de exibição não como algo isolado, e sim como competitivo. É ambicioso, mas informação tem de sobra aí. Agora os times, e sua diretoria, tem que dar sua parcela de contribuição para que essa possível mudança seja (mimimi) "de coração"(blérghh), não forçada por bairrismos. Pois ainda assim, acredito que a escolha de um time deva ser subjetiva,passional, e não por "devo torcer por um time da minha região, sou engajado!". Que faça o marketing às avessas as próprias equipes, mostrando trabalho e SERIEDADE, e não lamentando a vilanice da Familia Marinho.
    Duvido que se houver oportunidade, não trocariam uma "caixa preta" por um apelo caloroso dos estádios.

    ResponderExcluir