sábado, 10 de outubro de 2009

Que comece o show


Luz, câmera, ação. Está chegando a hora das grandes estrelas do basquete mundial voltarem a brilhar, após um longo período de férias. A temporada regular (fase em que os 30 times se enfrentam buscando classificação para os play-offs) terá início no dia 27 de outubro, e termina no dia 14 de abril de 2010. Os times são divididos em 2 conferencias (Leste e Oeste) e cada conferencia é dividida em três divisões. A conferência Leste possui as seguintes divisões: Divisão Atlântica (Boston, New Jersey, New York, Philadelphia e Toronto), Divisão Central (Chicago, Cleveland, Detroit, Indiana e Milwaukee) e Divisão Sudeste (Atlanta, Charlotte, Miami, Orlando e Washington). E as divisões da conferência Oeste são: Divisão Noroeste (Denver, Minnesota, Portland, Oklahoma e Utah), Divisão Pacífica (Golden State, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers, Phoenix e Sacramento) e Divisão Sudoeste (Dallas, Houston, Memphis, New Orleans e San Antonio). Cada equipe enfrenta duas vezes os times da outra conferência, quatro vezes os times da mesma divisão e três ou quatro vezes os demais times da própria conferência, totalizando oitenta e dois jogos. A princípio, a temporada regular pode parecer longa demais, e realmente é muito desgastante para os jogadores. Os times se quiserem algo na temporada, além de contar com um bom quinteto inicial, deve possuir bons jogadores no banco, não só para entrarem durante as partidas, mas para substituírem os titulares quando os mesmos não puderem jogar, por lesão, suspensão ou por qualquer outro motivo. Mas para os torcedores e espectadores, é um espetáculo emocionante, em que a cada rodada temos jogos de altíssimo nível e um grau de competitividade fora de série, seja pela ponta da tabela, por vaga nos playoffs ou por uma boa posição para o draft seguinte. Agora vou fazer uma análise breve sobre as equipes que disputam a NBA, começando pela divisão Noroeste.



O time que torço, o Denver Nuggets do colorado vem cheio de espectativas para esta temporada. Após a excelente temporada passada, o time agora quer o título, e tem plenas condições para isso. Não fez muito na temporada de contratações. De importante mesmo, foram a saída de Danthay Johnes para o Indiana Pacers, e a chegada do bom armador Arron Afflalo e a renovação do "Bird Man" Chris Andersen, além de ter draftado o armador Ty Lawson. Eu achei que o escolhido no draft seria Dejuan Blair, que seria um futuro substituto para Kenyon Martin, mas a escolha por Lawson reforça o setor de armação, principalmente nos quesitos ofensivos, além de ser um futoro substituto para Chauncey Billups, que provavelmente não vai demorar muito para se aposentar. Se Carmelo Anthony estiver realmente focado, e Nenê manter uma regularidade nas suas atuações, o time é forte candidato ao Título. O quinteto inicial deve ser: 1 - Chauncey Billups, 2 - J.R. Smith, 3 - Carmelo Anthony, 4 - Kenyon Martin e 5 - Nenê.


O time de Minnesota trocou dois bons jogadores (Mike Miller e Randy Foye) para uma escolha no draft, e assim conseguir o astro espanhol Ricky Rubio. Mas devido a problemas contratuais, o espanhol não veio e o time perdeu muito poder de fogo. Al Jeferson se recupera e ele junto com o pivô Kevin Love serão os alvos do novo armador titular, Jonny Flynn que foi draftado. Assim sendo, creio que os Wolves no máximo disputarão a loteria do draft. O time titular deve ser: 1 - Jonny Flynn, 2 - Damien Wikins, 3 - Ryan Gomes, 4 - Al Jeferson e 5 - Kevin Love.



O Utah Jazz cobriu a sua oferta por Paul Millsap, e o time não conseguiu um ala-pivô forte como gostariam. Em contra partida, Andre Miller vem para trazer experiência e qualidade ao setor de armação. É um time jovem e explosivo, e que deposita em Brandon Roy a responsabilidade de pontuar e ser de fato a estrela do time. Eu aposto em uma boa campanha dos Blazers, vão aos playoffs pelo meio da tabela. O provável time titular será: 1 - Andre Miller, 2 - Brandon Roy, 3 - Nicolas Batum, 4 - LaMarcus Aldrige e 5 - Greg Odem

O time não fez nenhuma grande contratação, mas fez excelentes escolhas no draft. James Harden chega pra ser titular, e ajudar Russel Westbrook na armação, e o ala Kevin Durant, que pra mim entrará para histórias como um dos melhores jogadores de todos os tempos, desenvolverá ainda mais o seu basquete, mas será que serão capazes de levar o Thunder a um novo nível? Eu aposto que o time briga por playoffs, mas não deve chegar lá. O provável time titular será: 1 - Russel Westbrook, 2 - James Harden, 3 - Kevin Durant, 4 - Jeff Green e 5 - Nick Collison.

Finalizando a divisão noroeste, o Utah Jazz. O time investiu pesado na contratação do Ala-pivô Paul Millsap, o que levou todo mundo a crer que Carlos Boozer seria negociado, porém ele ainda está na equipe (o que não significa que permanecerá até o final ta temporada). O time renovou com o pivô Mehmet Okur e fez uma boa escolha no draft, ao selecionar o armador Eric Maynor. Acredito que desta vez, o time de Salt Lake City passa da primeira rodada dos playoffs, mas dificilmente irá muito além disso. O quinteto inicial deve ser: 1 - Deron Williams, 2 - Ronnie Brewer, 3 - Andrei Kirilenko, 4 - Paul Millsap e 5 - Mehmet Okur.

Mudando para a divisão Pacífica, começando com o Golden State Warriors. A equipe selecionou um dos jovens mais promissores do draft, o armador Stephen Curry, e que já está indo muito bem nas partidas de pré-temporada. Além de curry, o time não fez nenhuma outra grande contratação. O time vai apresentar uma melhora em relação a ultima temporada, porém não o suficiente para levar o time aos playoffs. O time titular deve ser: 1 - Monta Ellis, 2 - Anthony Morrow, 3 - Corey Maggette, 4 - Anthony Randolph e 5 - Andris Biedrins.

O time vem de uma péssima temporada, mas se deu bem na loteria do draft e conseguiu a primeira escolha geral, selecionando o Ala-pivô Blake Griffin. Além disso, conseguiu tirar o salário enorme de Zach Randolp, e é forte candidato aos playoffs, ou pelo menos fazer uma campanha muito diferente da ultima temporada, em que teve o péssimo recorde de 19-63 (venceu 19 partidas e perdeu 63). O time que entra inicialmente em quadra deve ser:? 1 - Baron Davis, 2 - Eric Gordon, 3 - Al Thornton, 4 - Blake Griffin e 5 - Chris Kaman.

Os angelinos, atuais campeões, vem como favoritos para esta próxima temporada. Porém, os rivais do oeste se reforçaram bem, e se chegar na final, enfrentará um lado leste ainda mais reforçado. A chegada de Ron Artest aumenta ainda mais o poder de fogo do time, mas pode trazer também alguns pontos negativos, já que Artest tem uma personalidade muito forte, e pode ainda não ter esquecido a cotovelada que levou fora do lance de Kobe Bryant. O quinteto inicial provavelmente será: 1 - Derek Fisher, 2 - Kobe Bryant, 3 - Ron Artest, 4 - Pau Gasol e 5 - Andrew Bynum.



O time do Arizona, desta vez deve conseguir o que bateu na trave na temporada passada, chegar aos playoffs. Isso vai depender de alguns fatores, por exemplo se Amare Stoudemire vai conseguir jogar um bom número de partidas, visto que passou uma boa parte da ultima temporada lesionado. A chegada de Channing Frye reforça o garrafão da equipe e a renovação de Grant Hill mantém alto o poder de fogo do time. O time titular provavelmente será: 1 - Steve Nash, 2 - Jason Richardson, 3 - Grant Hill, 4 - Channing Frye e 5 - Amare Stoudemire.

O time que fez a pior campanha da última temporada, também não se deu bem na loteria do draft. Sendo assim, selecionou o armador Tyreke Evans que na liga de verão já mostrou que é muito bom. Sergio Rodriguez vem do Portland e junto com Omri Casspi que vem da europa, provavelmente levarão o time a uma campanha melhor, mas ainda longe da briga por vaga nos playoffs. Os titulares devem ser: 1 - Tyreke Evans, 2 - Kevin Martin, 3 - Omri Casspi, 4 - Andrès Nocioni e 5 - Spencer Hawes.

Iniciando a divisão sudoeste, o Dallas Mavericks. O time desta vez irá com tudo em busca do título, e eles podem chegar lá. O Orlando, na gíria futebolística deu um belo de um "By Pass" ao cobrir a oferta por Marcin Gortat, e ainda levar Brandon Bass. Mas o time trouxe o excelente ala Shaw Marion elém de renovar com Jason Kidd. O alemão Dirk Nowitzki continua sendo a peça principal do time, e um dos melhores jogadores da NBA. Os titulares provavelmente serão: 1 - Jason Kidd, 2 - Josh Howard, 3 - Shaw Marion, 4 - Dirk Nowitzki e 5 - Eric Dampier.

O único time que conseguiu levar os Lakers ao jogo sete nos últimos playoffs, terão uma série de dificuldades nesta temporada. Yao Ming se lesionou gravemente na ultima temporada, e mesmo tendo anunciado que não se aposenta, só volta na temporada 2010/2011. Além disso, o time perdeu Ron Artest para o Lakers, e contratou o armador Trevor Ariza, que se parece muito no estilo de jogar com Shane Battier, mantendo pelo menos um bom nível em substituições. Com Macgrady de fora pelo menos por um bom tempo no início da temporada, o time não deve chegar aos playoffs. Os titulares devem ser: 1 - Aaron Brooks, 2 - Jermayne Taylor, 3 - Shane Battier, 4 - Luis Scola e 5 - David Andersen.

O time de Memphis contratou uma grande incógnita: Allen Iverson. E o destino da franquia depende deste jogodor. Se ele jogar algo próximo do que o levou a ser MVP, o time briga por vaga nos playoffs. Mas se jogar apenas o que apresentou no Detroit Pistons, o time certamente não irá longe. Tem muitos jovens talentosos como O.J. Mayo, o recém draftado Hasheen Thabeet (pivô da Tanzânia que tem incríveis 2,21 metros) e Rudy Gay. Os titulares devem ser: 1 - Allen Iverson, 2 - O.J. Mayo, 3 - Rudy Gay, 4 - Zach Randolf e 5 - Hasheen Thabeet.

A equipe de New Orleans conseguiu um excelente jogador, Emeka Okafor do Bobcats. Ele junto com Crhis Paul com certeza levarão os Hornets a briga por playoffs, que deve ser muito difícil pois o time é bastante instável e enfrenta alguns problemas financeiros. O quinteto inicial deve ser formado por: 1 - Chris Paul, 2 - Morris Peterson, 3 - Peja Stojakovic, 4 - David West e 5 - Emeka Okafor

A equipe do texas, continua investindo em experiência. Trouxe o pivô Antonio McDyess do Detroit Pistons, e se Ginobili, Tony Parker e Tim Duncan estiverem saudáveis, é um forte candidato ao título. Fez uma boa escolha no draft ao assinat com Dejuan Blair, um dos melhores reboteiros disponíveis. Os titulares devem ser: 1 - Tony Parker, 2 - Manu Ginobili, 3 - Rishard Jefferson, 4 - Antonio McDyess e 5 - Tin Duncan.

Mudando para a conferência Leste e divisão Atlântica, equipe de Boston fez aquela que por muitos foi considerada a melhor contratação da off-season: Rasheed Wallace. Além de conseguir manter o "Big Baby" Glen Davis, formando assim um dos melhores garrafões da liga, com titulares e reservas de excelente nível. O time vai depender também de uma regularidade por parte de Ray Allen (que foi muito mal contra o Orlando nas semi-finais da conferência). Assim sendo, o time será um dos grandes favoritos ao título. Os titulares provavelmente serão: 1 - Rajon Rondo, 2 - Ray Allen, 3 - Paul Pierce, 4 - Rasheed Wallace e 5 - Kevin Garnett.

O time do meu amigo Marcelo, briga mais pra ter o MVP Lebron James na próxima temporada do que por outra coisa. Para isso já começou a economizar, passando Vince Carter para o Orlando Magic. Trouxe até bons reforços como Courtney Lee e Ryan Anderson, mas isso não deve ser suficiente para os Nets irem aos playoffs. O time titular deve ser: 1 - Devin Harris, 2 - Courtney Lee, 3 - Terrence Williams, 4 - Yi Jianlian e 5 - Brook Lopez.

O time queria selecionar um armador no draft, e queria Ricky Rubio ou Stephen Curry. Não conseguiu nenhum dos dois. Mesmo assim fez uma boa escolha ao selecionar o Ala-pivô Jordan Hill. Se mantiver David Lee e Nate Robinson, briga por playoffs. Os titulares devem ser: 1 - Jamal Crawford, 2 - Chris Duhon, 3 - Darko Milicic, 4 - Jordan Hill e 5 - David Lee.

Depois da saída de Miller, o time não conseguiu encontrar um bom armador, e deve ser difícil ir aos playoffs. Iguadola sozinho não consegue jogar tanto, e mesmo draftando Jrue Holiday, será complicado pra o time da Philadelfia repetir o resultado da temporada passada. O quinteto inicial provavelmente será: 1 - Jrue Holiday, 2 - Andre Iguadola, 3 - Jason Kapono, 4 - Elton Brand e 5 - Thaddeus Young.

O time precisa pelo menos ir aos playoffs pra manter Chris Bosh no time, e eles tem chances. Hedo Turkoglu foi uma excelente contratação, e os adversários que se preparem, pois ele junto com José Calderon farão uma verdadeira chuva de bolas de três pontos. O time ainda conseguiu draftar o ala-armador DeMar DeRozan e entra forte na briga por vaga nos playoffs. Os titulares devem ser: 1 - Jose Calderon, 2 - DeMar DeRozan, 3 - Hedo Turkoglu, 4 - Chris Bosh e 5 - Andrea Bargnani.

Os Bulls, após protagonizarem a disputa mais emocionante dos últimos playoffs, vem com tudo nesta temporada pra fazer uma campanha ainda melhor. Mesmo perdendo Ben Gordon, Luol Deng volta ao time, que também conta com um Derrick Rose mais maduro e pronto para levar o time a posições cada vez melhores. Os titulares devem ser: 1 - Derrick Rose, 2 - John Salmons, 3 - Luol Deng, 4 - Thyrus Thomas e 5 - Joakin Noah.

P.S.: Dwyane Wade comprou uma casa em chicago... Será que na próxima temporada ele pode pintar no time de Illinois?

A equipe que decepcionou a maioria dos analistas e todos os torcedores na temporada passada, perdendo a final da conferência para o Orlando, quer o título de qualquer jeito nesta temporada, visto que este pode ser o último ano de Lebron James na franquia. O time contratou o super pivô Shaquile O'neal e renovou com Anderson Varejão para fazer um garrafão. O grande problema do time pra mim são os armadores. Mo Williams até que serve bem para a função, mas Delonte West, pra mim não deve fazer parte de um time que quer ser campeão. Mesmo assim é um dos favoritos e o seu quinteto inicial deve ser: 1 - Mo Williams, 2 - Delonte West, 3 - Lebron James, 4 - Anderson Varejão e 5 - Zydrunas Ilgauskas (O'neal deve entrar em todas as partidas e ser mais usado na pós temporada).

Após se dar mal com aquela que foi considerada a pior troca da temporada passada, em que perdeu o armador Chauncey Billups para obter Allen Iverson (que não rendeu absolutamente nada no time), o time fez excelentes contratações ao trazer Ben Gordon do Chicago Bulls e Charlie Villanueva do Milwaukee. É um time ainda em construção, e mesmo indo aos playoffs, talvez não passem da segunda rodada, mas é apenas um mero palpite. Os titulares devem ser: 1 - Rodney Stuckey, 2 - Ben Gordon, 3 - Richard Hamilton, 4 - Charlie Villanueva e 5 - Ben Wallace.

O time contratou o ótimo jogador Danthay Jones do Denver Nuggets, que sempre será lembrado por uma rasteira que deu em Kobe Bryant nos playoffs, mas tem um ótimo poder defensivo, e não se deve subestima-lo no ataque. Ele junto com o recem contratado Tyler Hansbrough e Danny Granger, podem fazer com que o Pacers surpreendam. Mas pra mim ainda não é desta vez que o time chega aos playoffs. O quinteto inicial deve ser: 1 - T.J. Ford, 2 - Danny Granger, 3 - Mike Dunleavy, 4 - Tyler Hansbrough e 5 - Troy Murphy.

A equipe de Milwaukee busca uma reformulação. O time na temporada passada era caro demais, e não conseguiu ir aos playoffs. As saídas de Jefferson e Villanueva deixam o elenco muito mais leve em termos financeiros, mas também muito mais fracos. Este ano, provavelmente vão disputar uma boa posição na loteria do draft. Os titulares provavelmente serão: 1 - Ramon Sessions, 2 - Michael Reed, 3 - Ersan Ilyasova, 4 - Joe Alexander e 5 - Andrew Bogut.

O time que foi varrido dos playoffs da ultima temporada, mesmo após derrotar o Miami Heat, renovou com Zaza Pachulia, mas provavelmente não terá um garrafão muito sólido. Draftando Jeff Teague, o time reforçou bastante o banco na armação. Deve ir aos playoffs, mas provavelmente não fará nada muito melhor do que na temporada passada. Os titulares devem ser: 1 - Mike Bibby, 2 - Joe Johnson, 3 - Marvin Williams, 4 - Josh Smith e 5 - Al Horford.

O time trocou Emeka Okafor por Tyson Chandler, que é bom jogador, mas inferior a Emeka, deve piorar um pouco o time em relação a temporada passada, já que os draftados Gerald Henderson e Derrick Brown não vem pra ser titulares. O time esteve perto de ir para os playoffs na temporada passada, e terá que suar muito para repetir a campanha nesta temporada. Os titulares devem ser: 1 - Raymond Felton, 2 - Raja Bell, 3 - Gerald Wallace, 4 - Boris Diaw e 5 - Tyson Chandler.

Mesmo se esperando muito do segundo ano de Michael Beasley e Mario Chalmers, o time deve novamente ser carregado por Dwyane Wade. Vamos ver como o time reagirá ao escândalo envolvendo Beasley, que foi para um reformatório por uso de drogas. Como o time não reforçou o garrafão, infelizmente para Wade, o time não deve fazer muito diferente da última temporada. Os titulares provavelmente serão: 1 - Mario Chalmers, 2 - Dwyane Wade, 3 - James Jones, 4 - Udonis Haslem e 5 - Jermaine O'neal.

O atual vice campeão da NBA, desta vez está com sede de título. Fez excelentes contratações, e mesmo perdendo Hedo Turkoglu e Courtney Lee, o time melhora com a chegada de Vince Carter e Brandon Bass. Um Dwight Howard mais experiente e maduro e Rashard Lewis voltando para a ala, o time certamente será um dos grandes favoritos ao título. Os titulares devem ser: 1 - Jaamer Nelson, 2 - Vince Carter, 3 - Rashard Lewis, 4 - Brandon Bass e 5 - Dwight Howard.

Para finalizar, o time da capital, Washington Wizards. O time abriu mão da sua quinta escolha no draft, mas trouxe Mike Miller e Randy Foye. Se Gilbert Arenas, que jogou apenas 15 partidas nos últimos dois anos, e Brendan Haywood que jogou só 6 na última temporada estiverem bem, os outros times que se preparem, pois os Wizards vão com tudo com chance de surpreender os três favoritos da conferência Leste. Os titulares devem ser: 1 - Gilbert Arenas, 2 - Mike Miller, 3 - Caron Butler, 4 - Antawn Jamison e 5 - Brendan Haywood.

É difícil apostar em algum time para vencer esta temporada. O Lakers que é o atual campeão vem muito forte novamente, e reforçado por Artest. O Cleveland trouxe O'neal que é um jogador com certeza vencedor e vai ajudar muito o atual MVP Lebron James. Boston se reforçou muito bem e o Orlando Mais ainda. Meus Nuggets dependendo de alguns fatores também são forte concorrentes ao título e pra mim a grande surpresa ficará por conta do Washington Wizards. Tudo o que sei é que esta temporada será maravilhosa e estarei sempre disponibilizando links das partidas, fazendo reviews e colocando os resultados das rodadas aqui. Portanto quem quiser acompanhar a próxima temporada, é só seguir o blog. Bom domingo para todos, e obrigado pela paciência lendo este extenso texto.

Beijos ;*

Um comentário:

  1. legal, maioria dos times que gosto conseguiram reforços.

    torço pros bulls e tenho simpatia por lakers, boston, 76ers e hornets. E onde quer q tenha brasileiro ou o O`niel xD

    nao gosto dos spurs e utah jazz

    ResponderExcluir