segunda-feira, 7 de junho de 2010

Japão S2 Brasil

Oi! Meu nome é Mariana. Tomarei a liberdade de, vez ou outra, publicar meus textos aqui, também, à convite do Gabi. Queria começar com meu dia de ontem! Prometo que não contarei sobre coisas enfadonhas do dia a dia XD!

Ontem eu conheci o Ricardo Cruz!

- Quem é Ricardo Cruz?

Eu também não sabia! Mas fiquei fascinada com o que aprendi sobre ele e com a pessoa que é. Ricardo Cruz é o único integrante brasileiro de uma banda que adoro há bastante tempo: JAM Project!

- O que é JAM Project!?

Você conhece nem que seja um pouquinho, sério. Conhece, pode não gostar, mas com certeza deve achar nostálgicas as menções sobre isso. O líder e fundador da banda, Hironobu Kageyama, é o responsável por temas como o de Changeman, um dos encerramentos de Ultraman, mais de 10 músicas de Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco, incluindo Pegasus Fantasy), mais de 30 músicas de Dragon Ball Z e GT (como Cha-La Head Cha-la), músicas para games como Sonic X, etc. As coisas que irei comentar fazem parte do depoimento do Ricardo Cruz, tenho a intenção apenas de dividir com vocês o que ouvi!


Kageyama começou a trabalhar com Tokusatsus à partir de Changeman. Foi convidado pra fazer o tema por ser conhecido como um músico com estilo mais puxado para o rock. Os animesongs de antes eram mais voltados para marchinhas, tendo a 1ª abertura de Saint Seiya como exemplo (aquela: “os guardiões do universo hão de vencer o mal/ o seu destino é combater por um mundo ideal(...)”!), e eles queriam mudar um pouco o feeling que as músicas de super heróis passavam. Com o crescimento do J-POP atual, Kageyama montou a JAM Project (Japanese Animesongs Makers Project), com o intuito de não deixar esse estilo de música se perder. A banda tem 10 anos e conta (ou já contou) com muitos artistas de peso, consagrados no Japão. São artistas de nome e carreira sólida lá, como Ichiro Mizuki (Kamen Rider) e Rica Matsumoto (dubladora de Satoshi, o Ash japonês em Pokémon, e responsável pelos temas dos filmes japoneses). É aí que entra o Ricardo.

Ricardo é um brasuca de 28 anos, que teve uma juventude comum para as pessoas dessa geração no Brasil! Assistia tokusatsus e animes, era apaixonado, e sonhava em ir ao Japão. Só que ele encheu tanto o saco do pai com isso que acabou indo. Morou e estudou um ano no Japão, conheceu um pouco da cultura e da língua e voltou, mas continuou apaixonado por tokusatsus e animes. Disse que chegava a pagar 80 paus por um CD original, direto do Japão, com 10 músicas apenas, já que não tinha como baixá-las na net, e até traduzia Bleach para as pessoas poderem ler na net! Aí, certa vez, a banda JAM Project veio ao Brasil. Ricardo estava participando dos ensaios da banda, porque ia acompanhar os músicos japoneses, só que uma das cantoras adoeceu na viagem e não estava podendo ensaiar. Kageyama convidou Ricardo para cantar no ensaio, já que tinha uma certa intimidade com japonês, ajudando na substituição temporária da cantora. Kageyama gostou do que ouviu, comentou sobre um concurso que ocorria no Japão para nomeação de um novo integrante, e recomendou a Ricardo participar. A banda queria sangue novo mesmo, não precisava ser alguém com carreira, estavam de olho em novatos. E Ricardo superou os japoneses que concorriam e ganhou o posto na banda. Está como integrante desde 2004. Não é surreal!? O cara era um “nerd” (XD) como nós! Que vibrava com Jaspion, Jiraya, Flashman, etc, como nós! Que até chegou a traduzir mangá na net, pelo tamanho fascínio que tinha pela coisa, como... bem, alguns de nós! Abraçou o gosto pela música e pela nossa nostálgica cultura pop japonesa e mergulhou de cabeça. Claro que contou com um pouco de sorte e com um puta dum vozeirão, mas está lá: um brasileiro no meio da banda criada para manter viva a cultura musical japonesa sobre heróis.

E eu o conheci ontem, no sentido de ouvir falar e vê-lo/conversar pessoalmente. Apesar de tudo o que alcançou, ele ainda é um entusiasta como nós, que comenta feliz sobre os tokusatsus e animes, e fala com brilho nos olhos sobre o que o JAM Project promove e o que o Kageyama representa. Além disso, enche as orelhas daquele tanto de músico japa foda sobre o Brasil! Aliás, disse que o Kageyama é apaixonado por nosso país, já veio aqui umas 8x, ama caipirinha, aceitou gravar uma composição em português que o Ricardo fez, e o JAM já até tocou cavaquinho em um Anime Friends-SP. Só quis dividir com vocês o que vivi ontem em Vitória porque me foi muito inspirador ver alguém que foi um moleque como nós abraçar algo com que sonhava e viver isso (não estou falando que devíamos fazer o mesmo, ao menos não no mesmo sentido). É certo que muitos chamem esse tipo de coisa de infantil, e que estejamos carecas de saber que não é bem por aí, e senti muito orgulho pelo Ricardo (e muita vergonha por não conhecê-lo antes, até por adorar a JAM).

Agora, vou dividir com vocês alguns links para download e vídeos online, para quem ainda não sabe o que é JAM Project e quem é Ricardo Cruz, e quiser ouvi-los e conhecê-los:


Espero que agrade ao menos a alguém! Não sei bem me despedir em posts, LOL!
Ja ne n.~

4 comentários:

  1. Primeirooo comentáriooo xD
    Pra quebrar um pouco a linha musical que eu vinha apresentando, a Far chega pra acrescentar muito ao blog, vamo prestigiar gente \o
    To baixando o album ainda, mas muito obrigado pela contribuição e já virei fã do cara xD

    Bjus =*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a discografia deles mas n curto mt

    So gosto do Kushida[gavan, sharivan e sheider] xDD
    Mas prefiro mais o Ichiro Mizuki[spielvan] que nao ta formação atual ^^
    [Alem de Mitsuko Horie e Isao Sasaki, que sao dinossauros ja]

    Eles vieram aqui ano passado: Ricardo Cruz, Kageyama[dbz] e Hiroshi Kitadani[one piece].

    Nao gosto muito do Kitadani, mas ele fez um baita sucesso com as garotas ><

    ResponderExcluir
  4. Far *_*


    só assim pra esse blog ficar bonito [/nonsense]
    demoro por uma foto da far no blog o/


    qto ao brazuca ai... krl nego foda *_*
    trinco os japa e entro pro JAM *_*

    ResponderExcluir