quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cumprindo o papel

Olá meus queridos =)
Depois de um bom tempo, estou de volta aqui \o

E creio que este post, melhor dizendo, um post como esse se tornou uma espécie de obrigação pra mim, depois de ter feito um post falando mal de tudo, metido a revoltadinho e falando de músicas que eu não gosto ou por algum motivo acho ruins, uma pergunta se torna muito comum: "Certo Gabriel, você falou mal de tudo aí, disse um monte de coisa que não presta, reclamou de praticamente tudo. Ótimo, mas e aí? Já que você falou de tanta coisa ruim, o que você acha que é bom? Falar mal das coisas é fácil, agora quero ver é você falar de algo que seja realmente bom".




E eu respondo: CLARO QUE SIM. A minha proposta no blog nunca foi criticar ou sair sentando a madeira em nada. Desde o início a minha proposta sempre foi falar de músicas que eu gosto, por que eu gosto e indica-las pra vocês. Aquele último post foi algo atípico e apenas um desabafo, mas com este aqui já estou de volta ao normal.



E desta vez eu vou falar de um artista um pouco mais conhecido do que os outros que postei aqui. Escolhi Bob Mcferrin pra falar sobre hoje. De nome muita gente pode não conhece-lo, mas eu tenho certeza que todos já ouviram a música "Dont Worry Be Happy". Só que o que nem todo mundo sabe, é que esta música foi inteiramente gravada por ele. Todos os sons presentes na música são feitos por ele, somente com a voz. Ele possui além de uma extensão vocal incrível sendo capaz de cantar em quatro oitavas, consegue produzir muitos efeitos utilizando a voz.



McFerrin nasceu em 11 de março de 1950 no Reino Unido, mas radicado em Nova Iorque. Ao longo de sua carreira, já fez parcerias com CHick Corea, Herbie Hancock, Joe Zawinul, Richard Bona, Yo-Yo Ma entre vários outros artistas renomados. Seu estilo mais característico é o Jazz, mas ele passeia com muita tranquilidade entre o pop e o pop rock. Em estúdio, Bobby já criou álbuns em que é o único músico, cantando e simulando instrumentos. Uma das suas técnicas mais notáveis é o chamado "Canto Diofônico", em que o cantor produz vários intervalos com uma só voz (é como se cantasse duas notas ao mesmo tempo). Pra vocês perceberem o quão incrível é esta técnica, tente falar duas palavras ao mesmo tempo. Pronto, é como se ele fizesse isso.



Porém o que mais me impressiona no trabalho deste verdadeiro gênio da voz, não são os trabalhos feitos em estúdio, e sim as performances ao vivo. Ele tem uma forma única de interagir com a platéia. Ele costuma dividir a platéia em grupos, deixando cada grupo responsável por uma nota, e então ele começa a criar melodias em cima das notas cantadas pelo público. Ou ainda determina que alguns lugares do palco, sejam notas musicais que deverão ser cantadas pela platéia, de acordo com o local em que ele pise. Enquanto isso ele improvisa melodias com a voz utilizando escalas tão lindas quanto as utilizadas por qualquer outro instrumentista. Creio que uma comparação muito válida, é que McFerrin consegue fazer com a voz, o que Herbie Hancock ou John Coltrane fazem com o piano e o sax, respectivamente.




Filho de cantores de ópera, foi treinado para ser pianista, mas ainda jovem se decidiu pelo canto. Logo em seguida ele começou a fazer apresentações como solista desacompanhado, e em 1984 gravou o álbum "The Voice" que até hoje é considerado o melhor. Mesmo sendo considerado um grande nome do jazz vocal, McFerrin ainda não é considerado uma influência a altura do seu enorme talento. Venceu vários prêmios "Grammy" nas categorias de melhor performance vocal masculina de jazz, melhor arranjo vocal para duas ou mais vozes, melhor gravação para as crianças, melhor performance vocal pop masculino, e melhor performance de Jazz vocal.




Sem mais delongas, vou disponibilizar links pra vocês conhecerem o trabalho dele.

Primeiro, alguns vídeos com apresentações bastante performáticas:


Chick Corea and Bob McFerrin - Spain

Bob McFerrin demonstrate the power of the pentatonic scale

Spontanious Inventions - Bobby McFerrin


E alguns álbuns para download:

The Voice

Vocabularies - 2010

The Note Blues Years

Simple Pleasures




Post curto, porém bastante objetivo. Espero que tenham curtido e espero também não demorar muito a postar algo aqui pra vocês.

Fiquem com Deus e muito obrigado.

Beijos =*

6 comentários:

  1. Eu não entendo mto de música, mas tô começando a criar gosto pelo jazz! acho q vc anda me influenciando. xD

    E QUE ÓTIMO q parou de reclamar e postou o que gosta!

    BElo tópico

    bjokas
    =*

    ResponderExcluir
  2. Vivendo e aprendendo. :D
    Tá ai uma dica do que ouvir. Apesar que é uma área que to meio distante. Não dá pra fazer tudo né, Gabriel? xD Atualmente a literatura me toma a alma e a vida.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Esse eu não conhecia msm o.o'
    Vou procurar músicas dele para ouvir!
    Valew Gábii! S2'

    ResponderExcluir
  4. voce vive querendo que eu escute jazz, vou acabar cedendo alguma hora UHASUAHSUASHU a voz dele realmente é muito foda (: fale sobre basquete em outro post :P

    ResponderExcluir
  5. muuito bom bichona, e o "Don't Worry Be Happy" é uma excelente música, bem legal hahah, mas confesso q não conheço muuito o trabalho do McFerrin... muitas pessoas confundem, dizendo q essa música é do Marley

    ResponderExcluir
  6. Nossa, dá até vergoinha comentar aqui XD Conheço NADA! Me sinto tãooo inculta XDDD Eu li, Bih! Agora é ouvir XD!

    ResponderExcluir