quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Pra começo de conversa...


Após o meu post furioso e desagradável de ontem, após a decepção que tive com meu time, vamos falar do que interessa aqui nesse blog. MÚSICA. Então vou apresentar a vocês o grande pianista Thelonious Monk. Monk nasceu no dia 10 de outubro de 1917 na cidade de Ricky Mount, na Carolina do Norte, e faleceu no dia 17 de fevereiro de 1982. Enquanto vivo, Monk era com certeza um pianista a frente do seu tempo. Foi um dos criadores do beebop e seu estilo lembrava muito o de Art Tatum, era descrito como "Hard- Swing", que no caso era um estilo "viciado" em frases rápidas. Os trabalhos dele eram sem dúvidas de uma complexidade enorme, tanto que no primeiro album em que foi autorizado a fazer sua música, a música "Sonny Rollins" que era o título do album, em homenagem ao grande saxofonista, ficou tão complicada que teve que ser gravada em três takes diferentes, e é considerada até hoje como a obra prima de Monk. A sua carreira de modo geral, ficou marcada pela sua excentricidade. Era conhecido pelo seu estilo ripster, e pelo seu estilo único de improvisar no piano, muito sincopado e percussivo. Várias lendas do jazz foram influenciadas por Thelonios, como John Coltrane, Ornette Colema, e vários outros pois as suas músicas, devido a sua brilhante, excentrica e até bizarra forma de linguagem em relação ao Jazz clássico, foram a grande referencia do Jazz na segunda metade do século XX.

É um compositor que eu adoro justamente por ser excentrico, já que esta é uma das qualidades que eu mais admiro nas pessoas. Seu estilo percussivo de improvisar me encanta, e encanta milhões de amantes de um bom jazz. É uma pena não ter sido tão reconhecido enquanto vivo, e muitas vezes tachado de louco. Mas o seu legado está ai, e deixo pra vocês algum material sobre ele.

Vídeos podem ser vistos aqui, e aqui.

E os discos podem ser baixados aqui, e aqui.

Espero que todos gostem.
Beijos a todos ;**

7 comentários:

  1. Gostei muito do trabalho desse cara! Continue postando música boa assim aqui :3

    ResponderExcluir
  2. Sugoiii!
    *-*
    Eu n entendo de Jazz XD mas amo como vc escreve... e topo conhecer o cara^^
    Thx pelas dicas!
    x***

    ResponderExcluir
  3. Vou baixar mas dependendo da minha internet vai demooooooorar. Mas jazz é sempre bem-vindo.

    ResponderExcluir
  4. Sò não baixe ainda pq estou na casa de amigos, prometo que vou dar uma chance...

    ResponderExcluir
  5. ele marcando o tempo com o pé.. clássico... gostie *_*

    gabi n conhecia esse lado jazzeiro(?) seu ._.

    amei mais-te ainda meu s2 xD

    ResponderExcluir
  6. Adoro jazz e farei de tudo pra conhecer esse cara. \o

    ResponderExcluir