segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Balanço da 29º rodada

É amigos, esta sem dúvida foi uma rodada de chances desperdiçadas. O Palmeiras perdeu a chance de aumentar a distância para o São Paulo, que por sua vez perdeu a chance de encostar no líder, bem como fez o Internacional. O Atlético Mineiro perdeu a chance de ganhar um certo conforto no G4, enquanto o Goiás perdeu a chance de retornar ao grupo dos que se classificão para a Libertadores de 2010. Mas nem todo mundo saiu perdendo na rodada. O Flamengo, que jogou um bolão em casa, se aproximou muito no G4, e tem chances reais de se classificar. O cruzeiro também aproveitou para derrotar o rival Atlético Mineiro para se aproximar dos quatro primeiros. O Santos que também perdeu uma boa oportunidade dentro de casa de se manter na disputa pela vaga na Libertadores, empatando em casa com o Vitória, que ainda tem chances. Comentarei os dois jogos que assisti.

Flamengo 2 x 1 São Paulo

O Flamengo mostrou que é ascensão pura. Mesmo sem o craque Adriano, o time jogou demais contra o São Paulo. Zé Roberto, que finalmente se firmou como titular, finalmente mostrou por que está nos planos da equipe para 2010. E para o meu delírio, um dos meus maiores ídolos no futebol, Petkovic mostrou que ainda pode jogar futebol de alto nível, e não assinou com o flamengo apenas para receber um dinheiro referente a dívidas passadas, e sim para ajudar o time a conquistar suas metas. O São Paulo venho com uma proposta defensiva, e a princípio parecia que iria cumprir o seu papel, pois conseguia marcar bem o ataque do Flamengo, e em um lançamento magistral de Dagoberto, Hernanes abriu o placar, em um lance em que tirou o goleiro Bruno apenas com o domínio, e empurrou para o fundo da rede. Terminou o primeiro tempo e eu não levava fé em uma vitória do São Paulo, seria injusto demais. No segundo tempo o Flamengo voltou ainda melhor, e o gol era só uma questão de tempo, e ele veio. Jorge Wagner deu um chute em Toró, quando tentou acertar a bola e o juiz marcou pênalti (falta sem querer, também é falta). Rogério Ceni defendeu a cobrança de Petkovic, mas deu um passo a frente para isso, e o auxiliar corretamente mandou Pet bater novamente. O São Paulo reclamou muito do lance, e até o comentarista da globo disse que a maioria dos árbitros não mandaria voltar, mas o juiz está alí para cumprir a regra, e não pra fazer que os outros árbitros fariam. Então, na segunda cobrança, Petkovic bateu com personalidade no meio do gol e marcou o primeiro do Flamengo. O Rubro negro carioca continuou atacando em busca da virada, e foi premiado por uma jogada dos dois destaques do Fla na partida. Uma jogada ótima de Petkovic, que serviu Zé Roberto para marcar o gol da virada. Resultado justo, e por sorte do São Paulo, o Palmeiras perdeu também, e a distância se manteve, porém a quantidade de rodadas para tentar ultrapassá-lo diminui. E o Flamengo, que está em ótima fase, encosta no G4.

Santos 0 x 0 Vitória

Justiça e futebol nem sempre andam juntos. Diria até que quase nunca, e hoje o jogo no Pacaembu, apesar de um bom resultado pra mim, de justo não teve nada. Parecia mais um ataque contra defesa do que uma partida entre dois times dispostos a melhorar a posição na tabela para alcançar o G4. O Vitória pelo menos não demonstrou tal postura e só fez se defender o tempo todo. Uma dúvida que eu tenho até agora, é como Wanderley Luxemburgo mantém Madson no banco. Eu geralmente respeito as decisões dos técnicos, pois eles é quem convivem todos os dias com os jogadores, mas esta decisão eu realmente não entendi. O Santos simplesmente abusou de perder gols, e mesmo com a torcida empurrando, Kléber Pereira e Neymar não estavam com boa pontaria, méritos também para o goleiro Gléguer. O Vitória teve realmente poucas chances de abrir o placar, o que seria ainda mais injusto. O Santos perdeu tantos gols, que chegou a ser bizarro. Foi chute na trave de Kléber Pereira, foi cabeceio pra longe, foi preciosismo de Neymar, enfim, não era uma tarde do alvinegro praiano. Outra coisa que vale destacar nesta partida também, de forma negativa, foi a arbitragem. O critério para a marcação de faltas não foi o mesmo para as duas equipes, o que acabou beneficiando, para a minha surpresa, o Vitória. Não dá pra dizer que o Santos não venceu por causa dos erros de arbitragem pois perdeu muitos gols de cara, mas teve uma certa influência no decorrer da partida. Agora o Vitória precisa fazer bem o dever de casa e buscar mais bons resultados como este fora de casa nas próximas rodadas, para manter vivo o sonho do G4. É válido ressaltar que se o Vitória conseguisse mais alguns empates em jogos fora de casa nas rodadas anteriores, a situação hoje seria muito diferente, destacando a importância de pontuar longe de casa. E o Santos tem chances muito remotas de conseguir a vaga na Libertadores, mas enquanto houver chances matemáticas, eles disputarão.

Resultados da rodada:

Corinthians 2 x 1 Grêmio
Flamengo 2 x 1 São Paulo
Atlético Mineiro 0 x 1 Cruzeiro
Santo André 1 x 2 Fluminense
Vitória 0 x 0 Santos
Náutico 3 x 0 Palmeiras
Goiás 1 x 1 Sport
Botafogo 2 x 2 Avaí
Coritiba 1 x 2 Barueri
Internacional 1 x 1 Atlético Paranaense

Boa semana para todos, e mudanças vem por aí, aguardem

Beijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário