quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dia 13 de Maio em Santo Amaro...


“Dia 13 de maio em Santo Amaro Na Praça do Mercado

Os pretos celebravam (talvez hoje ainda o façam)


O fim da escravidão
Da escravidão

O fim da escravidão

Tanta pindoba!
Lembro do aluá Lembro da maniçoba Foguetes no ar

Pra saudar Isabel Ô Isabé Pra saudar Isabé”
(CaetanoVeloso- Noites do Norte/2000)

O Bembé do mercado de Santo Amaro que já foi cantado pelo grande artista da nossa terra Caetano Veloso, conforme o verso acima, teve origem no dia 13 de maio de 1888, quando João de Obá, escravo de origem malê e pai-de-santo, armou um caramanchão na área da Ponte do Xeréu, em Santo Amaro, e bateu ali seu bembé para agradecer a liberdade dos negros.

Passado um ano, os libertos da cidade resolveram festejar a abolição em praça pública, levando para as ruas as cerimônias antes restritas às senzalas. Foram três dias e três noites de festa, que aconteceram contra a vontade dos barões da época, que mandaram a força policial para impedi-los.

Amparados por sua fé, os 13 de maio, como eram conhecidos os forros, mantiveram o Bembé e ainda rogaram uma praga sobre todo aquele que impedisse o candomblé do mercado. Reza a tradição santo- amarense que, nesse tempo, só em apenas dois anos não se realizou o Bembé, e justamente nesses dois anos aconteceram grandes tragédias na cidade, como uma enchente devastadora e uma explosão em barracas de fogos de artifício.

Diferente do que muitos pensam, o bembé não tem qualquer relação com o sincretismo religioso. É somente uma comemoração da liberdade, uma festa pra extravasar todo o sentimento de alegria dos escravos que agora eram livres. Claro que tal manifestação não agradou os senhores de engenho da época, porém todo dia 13 de maio os ex-escravos se reuniam na praça do mercado pra comemorar a liberdade, ao som de batuques e muita alegria. Então os próprios senhores começaram a espalhar boatos de que os negros se reuniam pra receber entidades e incorporar espíritos, o que afasta muita gente da festa até hoje.

Amanhã se Deus quiser, vou lá no Bembé pra conferir a ornamentação deste ano e tirar algumas fotos pra vocês. Beijos a todos ;*

3 comentários:

  1. E vamos nos encontra por lá,para aquela velha resenha q já está atrasada,principalmente no q tange sobre "construções" que devem ser demolidas q cercam o povo negro!rsrs
    Estou te esperando "PINK PUNK" e a nossa galera filosofica-fisica!

    ResponderExcluir
  2. Bembé, adorei o texto ! xD
    peena que não fui nenhum dia pra ver "/

    ResponderExcluir
  3. fodz, queria ver como eh

    a unica festa na bahia da qual eu jah participei foi o carnaval e foi muito foda mesmo

    xDD

    ResponderExcluir